Saiba como deixar seu PC mais rápido

Saiba como deixar seu PC mais rápido

Aos poucos, alguns computadores começam a ter uma performance menos rápida. Então, comandos essenciais, como abrir um arquivo ou um site, tornam-se mais lentos. Porém, isso não necessariamente significa que você precisa imediatamente comprar uma máquina nova. Há uma série de ações que podem deixar seu PC mais rápido!

O desempenho dos PCs fica mais lento por diversos motivos, e isso é normal. Isso vai desde informações de cachê que se acumulam e fragmentação dos discos, até a possível presença de vírus. É importante, por isso, realizar manutenções básicas de tempos em tempos. Saiba o que pode ser feito para que sua máquina volte a ter bom desempenho.

Realize a limpeza do disco rígido com frequência

Talvez você pense que se trata de algo complicado, mas é simples. Vamos lá: o Windows tem um aplicativo que limpa e deleta quaisquer arquivos dispensáveis que vão se armazenando. Não se preocupe, não é nada importante. São documentos temporários, cookies ou relatórios de erro, por exemplo. Basta ir em “Limpeza do Disco” para excluir.

Em versões do Windows a partir do 8, basta ir à pesquisa em “Iniciar”. No caso de versões mais antigas, após o “Iniciar”, clique em “Acessórios”. Em seguida, “Ferramentas do Sistema”, buscando a limpeza do disco. Escolha o que deseja excluir e limpe!

Execute o “Defrag” para deixar seu PC mais rápido

Ao utilizarmos nossos computadores, as ferramentas que permitem seu funcionamento se espalham pelo HD (disco rígido). É ali que são armazenadas todas as informações. E caso esses dados estejam “bagunçados”, é difícil para o sistema localizar a informação necessária.

Para deixar seu PC mais rápido, desfragmentando os discos, acesse “Ferramentas do Sistema”. Em seguida, “Desfragmentar e Otimizar Unidades”. Vá em “Analisar”, e então “Desfragmentar”.

Desinstale programas de que você não vai precisar

A performance dos computadores também podem melhorar muito com a desinstalação de programas inúteis. Ou que você já não usará. Alguns são instalados inevitavelmente ao baixarmos algum outro. E nem sabemos, às vezes! Desinstale-os indo em “Painel de Controle” e “Programas e Recursos”. Escolha programas que deseja eliminar e desinstale.

Faça uma bela limpeza em arquivos desnecessários

Para deixar seu PC mais rápido, vale sempre realizar limpezas em arquivos. Delete todo documento de que não vai precisar. Arquivos de texto e imagem duplicados, por exemplo. E aqueles que você raramente acessará, armazene em pen drives e HDs externos. Ah, e esvazie sempre a lixeira. Elimine também atalhos e arquivos que estão no Desktop!

Desabilite a execução automática no seu computador

Às vezes, ao ligarmos a máquina, um monte de programa abre automaticamente. O que torna seu sistema bem demorado. Afinal, o computador tem de processar tudo que é referente a cada programa. Solucione essa questão e desabilite a execução automática, isso vai deixar seu PC mais rápido.

Execute o aplicativo “Executar” (dando o comando Windows + R). Insira o termo “services.msc” (não coloque as aspas). Você verá uma janela contendo uma lista e programas com inicialização automática, os desativados e os de início manual. Acesse cada programa de execução automática, tornando-a automática ou então desativada.

Atualize também com certa frequência seu antivírus

Uma última dica valiosa: é muito importante que você atualize o antivírus do seu computador. Faça isso de tempos em tempos, para que nenhum programa indesejado ou vírus sejam instalados.

Como podemos ver, deixar seu PC mais rápido não é nada complicado. Com a ajuda dessas práticas bem simples e fáceis de realizar, você otimiza a velocidade e desempenho dele. São funções básicas que você encontra facilmente no sistema operacional. Logo, antes de partir para a compra de uma máquina nova, lembre-se dessas dicas!

Que tal, gostou de saber mais sobre como aperfeiçoar o funcionamento de seu computador? Para quem é gamer, ter alta performance do computador é importante! Confira agora os maiores lançamentos desse ano no setor.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.