O que analisar ao comprar um celular seminovo?

O que analisar ao comprar um celular seminovo?

Você já pensou em comprar um celular seminovo? Com os preços dos grandes lançamentos do mercado, pode ser uma ótima maneira de ter um aparelho em bom estado, mas com um custo mais baixo.

Dependendo da negociação, você pode achar um ótimo celular da linha Samsung Galaxy, por exemplo, por um preço bem abaixo do mercado. Mas em bom estado e funcionando muito bem.

Você se interessou? Então, siga a leitura para saber o que analisar antes de fechar negócio e comprar um celular seminovo!

Peça a nota fiscal, acessórios e a caixa do celular seminovo

Um dos cuidados a se ter antes de fechar negócio e comprar um aparelho usado é pedir que o vendedor ofereça a nota fiscal, os acessórios do celular e a caixa do dispositivo para você.

Isso é necessário para evitar, por exemplo, comprar um aparelho roubado. Além disso, você pode precisar comprovar que é dono do celular e precisaria da nota fiscal para isso. Portanto, vale a pena ter esses objetos.

Desconfie de preços muito baixos nos anúncios

É verdade que um celular seminovo pode ser comprado com um preço abaixo do mercado. Essa é, aliás, uma das vantagens de fazer um negócio do tipo. No entanto, desconfie de ofertas que são boas demais para ser verdade. Elas raramente são.

Para evitar ser enganado, é essencial pesquisar bem o mesmo aparelho em vários sites para garantir que o preço da oferta que você viu está de acordo com a média do mercado. No caso, se o valor estiver muito abaixo, é sinal de que o dispositivo tem algum problema.

Teste todas as funções do celular seminovo

Quando tiver a oportunidade de utilizar o celular antes de comprá-lo, teste todas as funções exaustivamente para garantir que está tudo certo. Assim, você não será enganado e levará um aparelho para casa com defeito.

Teste o Wi-Fi, 3G ou 4G, GPS, sistema de som, câmera de vídeo e foto, gravação de áudio, processador, memória RAM e muito mais. Dessa forma, você pode checar se nenhuma das funções está com problema.

Avalie bem o tempo de uso do aparelho

Você sabia que algumas versões do iPhone, depois de determinado tempo de uso, perdem muito da sua capacidade de processamento de dados? Por isso, vale a pena ficar de olho no tempo de uso de cada dispositivo.

Compre celulares seminovos em lojas

Uma boa ideia é comprar celulares seminovos em lojas e não com particulares em marketplaces ou nas redes sociais. Isso porque as lojas contam com um padrão de qualidade e responsabilidade maior.

Ou seja: uma loja pode ser processada mais facilmente e não pode simplesmente “fugir”. Por isso, é muito fácil responsabilidade a empresa caso ela cometa uma fraude. Portanto, ela trabalhará dobrado para garantir que o celular está em bom estado antes de vendê-lo.

E aí, aprendeu como comprar celular seminovo sem dificuldade? Seguindo essas dicas, você conseguirá arranjar um novo smartphone sem nenhum problema, inclusive economizando bastante no processo.

Ficou com vontade de comprar um smartphone novo? Então, conheça 3 modelos de celulares baratos para você!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.